sARC - semi-Automated Reading Center

Número de contrato: 2014/38516

Descrição:

O projecto consiste na investigação e desenvolvimento de uma solução informática de suporte à decisão ao processo de Rastreio Oportunístico de Retinopatia Diabética em doentes Diabéticos, através da análise e classificação automática de retinografias.

O objectivo é criar uma solução que num curto espaço de tempo, com segurança e eficácia faça a triagem inicial (grading) dos doentes diabéticos que têm que ser rapidamente avaliados por um especialista – Oftalmologista - e encaminhados para tratamento em detrimento daqueles que devem continuar a ser seguidos mas não necessitam de tratamento.

A motivação é permitir aos diabéticos dispor de um exame automático num contexto de Rastreio Oportunista (por exemplo, na ida a uma óptica), e assim alertar precocemente para prevenir complicações. Para isso, será desenvolvido um sistema tão simples quanto possível, tanto para os diabéticos, como para quem o utiliza. Tal sistema pode até evoluir para ser disponibilizado a outros utilizadores menos convencionais em alguns contextos geográficos mais específicos.

A tecnologia a desenvolver permitirá assim a cada diabético, de forma mais autónoma, acompanhar e monitorizar o estado da sua patologia. O conceito que propomos poderá ser facilmente utilizado por ópticas, optometristas, diabetologistas, endocrinologistas e associações de diabéticos, para que divulguem e encorajem a população diabética a procurarem avaliar anualmente o possível agravamento da retinopatia.